Resco Consultoria

Blog

home / blog

3 funções essenciais em um sistema de segurança

27/09/2019 / Por redacao / Monitoramento, Segurança Integrada, Notícias

 

 

A América do Sul tem um dos maiores índices de violência do mundo, segundo a ONU. Eleito o nono país mais violento do mundo, o Brasil está atrás apenas da Venezuela. Esses números reforçam a importância dos projetos integrados de segurança.

E, com a taxa de assaltos duas vezes maior do que a média mundial, metade dos brasileiros não se sente segura. Deste modo, investir na segurança de empresas, condomínios ou de qualquer patrimônio não é um gasto, mas sim uma necessidade e um investimento na sua segurança.

Nesse caso, talvez você considere que comprar câmeras de monitoramento e instalar por toda a área que se pretende proteger é suficiente para estar protegido, mas é preciso mais do que isso. Para garantir a segurança patrimonial é necessário contar com suporte de profissionais capacitados.

Com base nesses dados preocupantes, apresentamos as funções essenciais em um sistema de segurança. São características fundamentais, que fazem a diferença no momento de garantir a segurança do cliente.


INIBIR ATAQUES E IMPEDIR O ACESSO

Inibir possíveis ataques é a primeira função essencial em um sistema de segurança completo. A tática é focar no aspecto psicológico, criando a percepção de que é extremamente arriscado cometer um crime naquele local. Portanto, estabelecer um impedimento ostensivo está no topo de prioridades.

São diversas ferramentas que podem ser utilizadas de maneira preventiva, dificultando os planos do criminoso/vândalo. Entre elas, podemos citar a cerca elétrica, cães de guarda, equipe de segurança uniformizada e câmeras de vigilância. Tudo sob controle da empresa especializada.

A segunda característica eficaz de um sistema de segurança patrimonial que preza por excelência se refere à infraestrutura. É a disposição de barreiras físicas para impedir ou retardar o acesso indesejado ao local protegido. Isso se planeja com foco na análise de riscos.

O projeto considera as vulnerabilidades do espaço, incluindo desde a altura do muro até as fechaduras das portas e blindagens. Especialistas em projetos integrados de segurança trabalham para garantir um ambiente inacessível à invasores.


DETECTAR E IDENTIFICAR AMEAÇAS

Detectar e identificar são funções primordiais em um sistema de segurança, seja em área comercial ou residencial. E, para isso, a tecnologia é uma eficiente aliada. Sistemas eletrônicos detectam movimentação física por meio de sensores e ações digitais, utilizando softwares.

Além de detectar e alertar eletronicamente sobre riscos, os projetos integrados de segurança patrimonial devem identificar os infratores. As câmeras precisam ser de alta qualidade e instaladas em pontos estratégicos. Junto a isso, no meio digital, há programas que monitoram o acesso aos dados internos, aliando conhecimentos sobre os infratores.


REAÇÃO SEGURA E IMEDIATA

A eficiência de câmeras e programas de firewall para segurança patrimonial, como citado acima, são de extrema importância, mas não descartam ou substituem o capital humano. A relação de funções essenciais em um sistema de segurança inclui dois tipos de reação ao perigo: a direta e a acionada.

A primeira é caracterizada por uma equipe de vigilância armada, treinada para atuar contra os invasores. A segunda opção é acionar o apoio remoto da segurança pública. 


Em qualquer um dos casos, contar com uma equipe especializada de segurança patrimonial, focada em soluções integradas de segurança, é essencial e pode fazer a diferença na garantia de seus bens – e para isso, conte sempre com a Resco Consultoria.
 

Me chame no WhatsApp Agora!