Resco Consultoria

Blog

home / blog

6 atitudes práticas para melhorar a segurança da sua empresa

11/10/2019 / Por redacao / Novidades, Serviços, Monitoramento, Risco Patrimonial

 

 

A segurança é uma das prioridades básicas de qualquer local de trabalho, pois permite garantir o máximo de proteção ao seu patrimônio. Para cumprir este objetivo, esta meta deve ser buscada por todos, e diversas ações de rotina podem ajudar. Por isso, confira 6 atitudes práticas para melhorar a segurança na sua empresa.


1 FIQUE ATENTO À PORTARIA

A recepção e a portaria existem por um motivo. Elas são a sua primeira barreira de proteção contra atividades suspeitas e um dos maiores recursos para proteger o seu patrimônio. Por isso, garanta que todos os procedimentos de entrada e saída são cumpridos à risca. É comum, durante a rotina, deixar um ou outro passar, mas só um erro já é capaz de prejudicar o patrimônio da sua empresa.


2 CRIE UMA CULTURA DE "O ÚLTIMO QUE SAIR APAGUE A LUZ"

Outra atitude importante para proteger o seu patrimônio é estabelecer uma cultura de que a última pessoa que for sair da empresa garante que está tudo fechado. Não são incomuns casos de empresa que têm fortes perdas patrimoniais simplesmente por deixar uma porta, portão ou janela aberta.


3 TRABALHE EM EQUIPE

Além da portaria e do último funcionário a sair, a segurança é um esforço em conjunto, de toda a empresa. Por isso, busque trabalhar em equipe com os outros profissionais para garantir que um está protegendo o outro. Fique sempre atento ao trabalho que está sendo feito, especialmente quando o mesmo é feito de forma isolada.

E para cumprir este objetivo, a comunicação é essencial. Portanto, deixe um canal aberto para a conversa sobre o assunto. Incidentes viram acidentes muito rápido, mas eles podem ser prevenidos se discutidos antecipadamente.

Isso se aplica a qualquer tipo de risco. Por exemplo, se existe alguém suspeito nos arredores da empresa, não hesite em comunicar outras pessoas. Pode não ser nada, mas é preciso ficar de olho.


4 INVISTA EM EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

Para complementar a comunicação e ação dos colaboradores, um sistema de segurança pode ser um grande investimento para proteger ainda mais o seu patrimônio. Atualmente, existem diversas opções no mercado, por isso, pesquise bem e encontre a ideal para a sua empresa.


5 EVITE GUARDAR DINHEIRO NA EMPRESA

É importante também evitar ao máximo possível ter dinheiro ou outro recurso muito valioso dentro da empresa. A não ser que seja absolutamente necessário, isso deve ser quase uma regra.

Existem diversos motivos para isso. Primeiramente, um funcionário que saiba que existe uma grande quantidade de recurso na empresa pode deixar escapar a informação, mesmo sem querer, fazendo com que ela se torne um alvo.

Além disso, caso ocorra uma invasão ou algum problema deste tipo, as perdas são minimizadas.


6 ESTEJA ATENTO À ILUMINAÇÃO

Outro ponto simples e importante é estar atento à iluminação. Evite pontos escuros, especialmente em garagens. Estes pontos podem deixar o funcionário exposto, trazendo riscos para sua segurança pessoal e também uma vulnerabilidade para a entrada no prédio.


Com estas atitudes simples e práticas, seu patrimônio e seus funcionários estarão muito mais protegidos.


Se você tem mais dúvidas sobre segurança patrimonial, não hesite em falar com nossos especialistas clicando aqui.

 

Me chame no WhatsApp Agora!