Resco Consultoria

Blog

home / blog

6 dicas para eliminar as vulnerabilidades de segurança da sua empresa

17/09/2019 / Por redacao / Serviços, Segurança Integrada, Gerenciamento

 

 

A segurança patrimonial de qualquer empresa é sempre uma prioridade. Com os riscos de perdas, por conta de vulnerabilidades que podem ser expostas, essa preocupação faz e sempre fará parte das funções de um gestor.

Por isso, confira 6 dicas para eliminar as vulnerabilidades de sua empresa.


1 - FAÇA UM PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA

O primeiro passo para eliminar as vulnerabilidades da sua empresa é encontrá-las. Por isso, é preciso contratar uma empresa especialista para fazer um mapeamento de todos os fatores de risco. A começar pelo aspecto “físico”, ou seja, as invasões que podem ser feitas na sua empresa.

Para contorná-las, pode ser utilizado um sistema de segurança completo com a presença de pessoal treinado, para garantir que todas as vulnerabilidades serão cobertas.


2 - INSTALE AS MEDIDAS DE SEGURANÇA NECESSÁRIAS

Uma vez que sejam mapeadas as vulnerabilidades, é mais fácil instalar as medidas de segurança necessárias para combatê-las.

As mais conhecidas, como o uso de câmeras de vigilância, alarmes contra invasão e as próprias barreiras físicas são fundamentais para impedir a invasão.

Além disso, um controle rigoroso do processo de identificação, com senha ou digital, ajuda a proteger ainda mais os locais e as informações mais sensíveis.


3 - OS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA

Os profissionais de segurança têm um papel fundamental na proteção ao ambiente e seu trabalho deve sempre ser feito com toda atenção. É preciso usar as armas de fogo apenas como último recurso, além de fazer a troca de turno em um local seguro e controlado.

Esses profissionais são essenciais, mas se não fizerem o trabalho da maneira ideal, podem apresentar uma vulnerabilidade.


4 - NÃO SE ESQUEÇA DO DIGITAL

O uso da tecnologia é fundamental para qualquer empresa e esta relação de dependência traz inúmeras facilidades, mas que vêm acompanhadas de novas vulnerabilidades.

Ter o seu sistema conectado à rede, é mais uma forma de expor os seus dados e a sua empresa aos ataques, que infelizmente não são raros.

Os ransomware são um exemplo já bem conhecido.

É um arquivo que é uma espécie de vírus que “sequestra” dados sensíveis da empresa em troca de um dinheiro pago como resgate.

Mesmo em situações como o phishing, em que os hackers “pescam” dados importantes dos funcionários, é necessário ficar atento.


5 - TENHA PLANOS DE CONTINGÊNCIA

Mesmo com as medidas de segurança, é possível que ocorra alguma falha. Neste caso, os funcionários precisam saber como lidar com os problemas, caso a situação demande.

Os especialistas em segurança já estão treinados e prontos para agir, mas devem saber também identificar as ameaças, de modo a combatê-las antes mesmo que elas se materializem.

Assim, é possível diminuir os impactos de uma brecha na segurança da empresa.


6 - TREINE E CONSCIENTIZE OS COLABORADORES

Contudo, a maior vulnerabilidade que qualquer empresa tem é provavelmente, o fator humano. Com sistemas de segurança eficientes e os ambientes digitais praticamente impossíveis de quebrar, criminosos sempre preferem optar por explorar a desatenção humana.

Por isso, é fundamental um treinamento especializado para a empresa, para conscientizar e treinar os colaboradores da importância da segurança corporativa, de modo a limitar os riscos e evitar perdas que podem prejudicar muito o seu trabalho.


Para esta e outras finalidades relacionadas à segurança e gestão do seu patrimônio, conte com a Resco Consultoria!

Estamos à disposição para atendê-lo com uma consultoria adequada e completa para seu negócio.

 

Me chame no WhatsApp Agora!