Resco Consultoria

Blog

home / blog

A importância da implementação de procedimentos de segurança nos processos de exportação de produtos por meio de contêineres

04/09/2019 / Por redacao / Novidades, Serviços, Segurança Integrada, Risco Patrimonial, Notícias

 

 

O modal de transporte marítimo é conhecido pela sua segurança no que diz respeito ao transporte das cargas em alto mar, sendo muito usado hoje em dia.

Há toda uma logística necessária para as operações dos contêineres, por exemplo. De maneira geral, essa prática é simples e muito vantajosa pelos seus baixos custos.

Entretanto, o que torna dificultosos os processos de exportação marítima é a ocorrência de transporte ilícito de produtos e substâncias escondidos dentro dos contêineres.

Por isso, as empresas precisam aderir aos procedimentos de segurança a fim de evitar que essas atividades criminosas aconteçam.

Saiba mais sobre os procedimentos de segurança que envolvem o transporte de contêineres acompanhando a leitura deste breve artigo!


A RELEVÂNCIA DE UMA EQUIPE BEM TREINADA

Há uma diversidade de processos dentro da carga e descarga de mercadorias para exportação. Em razão disso, é preciso que a equipe envolvida esteja devidamente treinada e seja de confiança. Parece algo simples, trivial, porém, é com a ajuda de funcionários que as atividades ilegais normalmente ocorrem.

Em processos de rotina, tais como o transporte de caminhão ou handling in e out, que são os movimentos de descarga do caminhão e colocação em pátio do armazém, é de extrema importância que os protocolos de segurança sejam seguidos à risca para evitar e combater as atividades ilícitas.

Os funcionários, como motoristas de caminhão, por exemplo, podem em acordo com criminosos deixar as cargas serem "contaminadas" com os entorpecentes e assim, seguir seu destino aos portos já com os produtos.

Medidas com o objetivo de evitar casos de crimes, acontecem regularmente no Brasil, um caso famoso ocorreu no Espírito Santo em 2017, no qual 17 milhões de reais em cocaína foram escondidos em um contêiner de milho.

Para a execução do crime, os bandidos contaram com a colaboração dos próprios funcionários envolvidos no processo de carga.


A IMPORTÂNCIA DE SEGUIR FIELMENTE OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

Um dos maiores riscos no modal marítimo é a inserção de drogas para o transporte internacional ilegal, que infelizmente ocorre com grande frequência nos portos brasileiros. Para combater essas atividades, é necessário aderir aos protocolos de segurança e fiscalização existentes, o que fica muito mais fácil quando se contrata uma consultoria especializada para auditar os processos.

O foco fica a critério da fiscalização aduaneira e de ações preventivas no combate ao tráfico internacional de drogas. Além disso, é necessário o combate de outras atividades criminosas, como a pirataria, evasão fiscal e contrabando, também existentes nesse tipo de transporte.


AÇÕES PARA COMBATER O TRÁFICO

A disponibilização de uma equipe treinada e de confiança, assim como a obediência aos protocolos de segurança, são necessários para manter a ordem dos processos.

Além disso, há órgãos envolvidos, a exemplo da ONU, que ajudam a combater o tráfico em locais de maior ocorrência, como o Brasil, Bolívia, Peru e Colômbia.

Há também empresas especializadas em promover a segurança dos processos de exportação de produtos por meio de contêineres.

Por isso, é essencial contar com a ajuda de especialistas nessa gestão de segurança, contribuindo assim para manter a legalidade nos procedimentos necessários e reforçar o combate às atividades ilícitas, tais como tráfico de drogas e produtos contrabandeados.

 

Entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre este serviço que prestamos!

 

Me chame no WhatsApp Agora!