Resco Consultoria

Blog

home / blog

A importância de ter projetos integrados de segurança para sua empresa

12/05/2023 / Por redacao / Serviços, Segurança Integrada

 

 

Proteger o patrimônio de uma empresa é tão importante quanto geri-la bem. Estudos sobre a questão da segurança apontam, contudo, que não basta a presença de equipamentos e serviços de proteção: as rotinas e práticas adotadas devem se relacionar com o suporte tecnológico, atuando de modo complementar. Neste artigo você vai conferir a importância de ter projetos integrados de segurança para sua empresa.

Danos, roubos e furtos aos ativos do negócio rendem prejuízos muitas vezes irreparáveis, por isso toda organização deveria investir em um serviço de proteção integrado. A integração torna o serviço mais apto a diminuir as vulnerabilidades, evitando perdas patrimoniais – a seguir descreveremos com mais detalhes a importância de aplicar esta solução.


A IMPORTÂNCIA DE TER PROJETOS INTEGRADOS DE SEGURANÇA PARA SUA EMPRESA: PROTEÇÃO MAIS EFICIENTE DE ATIVOS

Os projetos de segurança patrimonial empregam diversos artifícios para reduzir os riscos oferecidos ao patrimônio de uma empresa. São utilizadas câmeras de monitoramento, dispositivos eletrônicos, vigilantes especializados, veículos e até mesmo cães adestrados. No entanto, para que sejam efetivos na redução de riscos oferecidos aos ativos, suas ações devem ser bem coordenadas.

A integração permite, dentre outras coisas, que seja realizada a adaptação do serviço às necessidades do local. Partindo de uma análise de risco, estes elementos são devidamente identificados mediante um levantamento que considera os cenários interno e externo da organização. A eficiência do projeto integrado está na capacidade de estabelecer sinergia para os planos físico, operacional e de contingência.

No primeiro (o plano físico) é onde ocorre a instalação de barreiras, dispositivos de monitoramento e sistemas para controlar a entrada. O segundo (aspecto operacional) trata das normas operacionais e práticas que visam controles de acesso, por exemplo. Na contingência, por fim, os funcionários são instruídos sobre a forma de agir caso algo não saia como o previsto, os treinamentos de vigilantes encontram-se nesta categoria.

Quando todos estes aspectos são pensados através de projetos integrados às ações, equipamentos e técnicas de segurança, o desempenho é acima da média. A sinergia nos três planos é indispensável para a proteção eficiente dos ativos da empresa, qualquer falha em um destes aspectos compromete a qualidade das medidas de vigilância patrimonial.


A APLICAÇÃO DOS ELEMENTOS DE SEGURANÇA ELETRÔNICA COMO FORMA DE AMPLIAR O PODER DE VIGILÂNCIA

A importância de ter projetos integrados de segurança para sua empresa perpassa também o bom uso dos itens eletrônicos. Como dissemos no início, não basta a presença de equipamentos de vigilância em uma companhia para garantir a segurança. Neste sentido a integração conta com recursos como os projetos de CFTV. Estes sistemas de monitoramento permitem que as imagens do local sejam transmitidas para qualquer lugar do mundo.

E não apenas isto, elas possuem alta definição. O que permite um controle mais apurado onde a central de monitoramento remoto acompanha tudo o que acontece na companhia. Outros elementos tecnológicos, como os botões de pânico, vão colaborar para uma rápida identificação de situações e risco. Além de diminuírem vulnerabilidades, as medidas de contingência podem ser mais seguras se tomadas à distância.


CONCLUSÃO

Em resumo a importância de ter projetos integrados de segurança para sua empresa está na eficiência e cuidado proporcionados. Quanto melhor a comunicação entre os planos físico, operacional e de contingência, mais protegidos estarão os ativos da organização, incluindo as pessoas, que estarão orientadas por treinamentos para agir corretamente.

Além disto a empresa irá dispor da possibilidade de ações remotas que diminuem os riscos em caso de ocorrências indesejadas.


Se você quer contar com especialistas para implementar um projeto de segurança integrada em sua empresa conte com a Resco Consultoria, será um prazer atendê-lo!

Me chame no WhatsApp Agora!