Resco Consultoria

Blog

home / blog

A importância dos Procedimentos para a Segurança dos Condomínios.

04/10/2019 / Por redacao / Novidades, Serviços, Monitoramento, Segurança Integrada

 

 

Segurança dos Condomínios. Esse é o principal motivo que leva grande parte da população a optar por morar ali, confiando que estão proporcionando mais segurança para si e familiares.
Entretanto, cada vez mais nos deparamos com notícias de invasão e arrastão em condomínios, especialmente os de luxo. Fica-nos a pergunta: o que está faltando para que esse tipo de moradia, de fato, proteja quem nela vive?


FALSA SEGURANÇA

Em 2018 houve um aumento de 56% no número de assaltos, especificamente a condomínios. Somente no segundo trimestre de 2019, a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo (SSP) contabilizou 282.619 crimes contra o patrimônio.

Câmeras que não funcionam, falta de treinamento de funcionários e de medidas efetivas de prevenção têm levado a insegurança das ruas para o interior de condomínios, o que, supostamente, não deveria ocorrer.
Sendo assim, faz-se urgente um trabalho de conscientização entre os moradores de que o problema existe, e sua resolução deve ser prioritária, inclusive contratando uma empresa especializada para esse fim, uma vez que ela determinará os procedimentos necessários, depois de identificados os riscos.


IDENTIFICANDO RISCOS

A primeira medida a ser tomada para que a segurança dos condomínios seja restabelecida e mantida é mitigar os riscos, os quais necessitam ser identificados com base em levantamento técnico do local.
A empresa contratada efetuará uma análise dos riscos patrimoniais, cujo intuito será o de detectar as vulnerabilidades do local e planejar soluções saneadoras, além de medidas protetivas.


O QUE PODE SER FEITO?

Algumas medidas protetivas básicas já são bem conhecidas e até utilizadas pelos condomínios, como: 
•    Adequada colocação de câmeras de monitoramento com gravação 24, de modo a não deixar pontos cegos;  
•    Instalação de cerca elétrica;  
•    Circuito interno de TV, inclusive em elevadores; 
•    Sistema de alarme. 

Contudo, recursos tecnológicos de nada adiantarão se os procedimentos para segurança dos condomínios não forem seguidos por todos, em especial moradores, funcionários e zeladoria. 


COMO MANTER A SEGURANÇA DOS CONDOMÍNIOS

Além das medidas protetivas mencionadas, a elaboração de um manual de procedimentos é fundamental para o sucesso da elevação do nível de segurança dos condomínios.

Dentre tais procedimentos, ressaltamos:
•    Contratação de pessoal especializado para trabalhar no condomínio; 
•    Verificação constante do estado de conservação dos equipamentos de segurança;  
•    Realizar manutenção preventiva de portas e portões de acesso;  
•    Atualização dos dados dos moradores, como placas de carro, por exemplo;


PARTICIPAÇÃO DOS CONDÔMINOS

A participação efetiva dos condôminos com respeito aos procedimentos estipulados, fará toda a diferença, motivo pelo qual as regras devem ser claras e conhecidas por todos, em especial com respeito ao controle de acesso ao local.
Estima-se que 90% das invasões a condomínios ocorram pela portaria. Os bandidos costumam se disfarçar de moradores, visitantes e prestadores de serviço, por exemplo, aproveitando-se da boa-fé dos colaboradores que ali trabalham.
Assim, para garantir que isso não aconteça, o controle de acesso deve ser rígido.
Senhas de acesso, limite de entrada de prestadores de serviço com dias e horários especificados e biometria, assim como lista de visitantes para a portaria em caso de festas, são algumas sugestões de regras que, se não forem seguidas, colocarão em risco a segurança de todos.


SEU CONDOMÍNIO É REALMENTE SEGURO?

Como citamos anteriormente, uma empresa especializada tem uma perspectiva diferente daquilo que consideramos seguro.
Temos um modelo inovador em gestão de segurança e prevenção de perdas patrimoniais. As soluções oferecidas por nossa empresa incluem análise de riscos, treinamentos e elaboração de normas e procedimentos de segurança.
Entre em contato para saber tudo o que podemos fazer para que seu condomínio seja realmente seguro.

 

Me chame no WhatsApp Agora!