Resco Consultoria

Blog

home / blog

Afinal, vale a pena investir em um sistema de controle de acesso biométrico?

03/07/2019 / Por redacao / Serviços, Monitoramento, Segurança Integrada

 

 

Uma das formas mais efetivas de garantir a segurança de um local é investir na instalação de um sistema de controle de acesso. Por meio dessa medida é possível monitorar todas as entradas e saídas, evitando situações que coloquem em risco dados, operações, bens e pessoas.

Atualmente, o mercado de segurança oferece uma série de opções, tanto físicas quanto digitais, para quem deseja proteger um local. Dentre essas soluções está o controle de acesso biométrico, o qual tem ganhado cada vez mais espaço em diversos tipos de ambientes graças à sua efetividade.

Por isso, hoje vamos falar sobre essa medida de segurança e responder a uma pergunta que você pode estar se fazendo neste momento: afinal, vale a pena investir em um sistema de controle de acesso biométrico?

Descubra a seguir!


O QUE É UM SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO?

O sistema de controle de acesso é uma maneira de saber exatamente quem está entrando ou saindo de determinado local, seja uma grande indústria ou uma pequena sala. Sua principal função é garantir a segurança do ambiente, uma vez que, impede o acesso de pessoas ou veículos não autorizados.

O sistema também armazena as informações referentes a quem entra ou sai do local, o que permite uma avaliação estratégica para o gerente do espaço.

É um método eficaz de proteger as pessoas que estão dentro, bem como, os bens materiais e os dados armazenados. Nesse último caso, o sistema garante que as pessoas certas tenham acesso às informações, especialmente se elas forem sigilosas.


O CONTROLE DO ACESSO BIOMÉTRICO

Até bem pouco tempo o funcionamento de um sistema de controle de acesso exigia a presença de um colaborador. O chamado método físico (porteiros, telefones PABX, portões, cancelas, dentre outros) hoje divide espaço com recursos cada vez mais modernos e revolucionários.

Um deles é o controle de acesso biométrico, ferramenta de segurança digital que se caracteriza pela presença de um leitor. Por meio dele é possível analisar as características geométricas da palma da mão, tais como posição das articulações, dedos, comprimento e largura.

Semelhante a outros recursos digitais, o leitor biométrico é capaz de reconhecer uma pessoa previamente cadastrada no sistema. Desta forma, sua entrada ou saída é liberada sem que haja a necessidade de um operador.


AFINAL, QUAIS AS VANTAGENS DO CONTROLE DE ACESSO BIOMÉTRICO?

Finalmente, chegou a hora de responder à pergunta do início do nosso artigo: afinal, quais as vantagens de investir em um controle de acesso biométrico? Sem dúvida, a principal delas é o alto nível de segurança, colocando o sistema entre os mais efetivos e utilizados do mercado.

Além de garantir a identidade de quem está entrando ou saindo de determinado local, o acesso por biometria conta com recursos capazes de evitar quaisquer tipos de fraude, como o uso de réplicas de silicone ou clonagens.

Também é um sistema bastante versátil, podendo ser instalado em qualquer tipo de ambiente, como condomínios residenciais, empresas, indústrias, fazendas, usinas, salas etc.


Outras vantagens importantes são:

• Baixo custo de aquisição e manutenção;

• Controle da quantidade de pessoas no local;

• Privacidade nos dados sigilosos;

• Redução de custos na contratação de profissionais;

• Otimização do tempo, já que permite um acesso rápido e fácil ao ambiente.


Se você deseja utilizar este recurso na sua organização nada melhor que contar com especialistas no projeto de implantação.

A Resco Consultoria tem profissionais especializados em projetos de Segurança Corporativa e com atuação ampla no mercado, fale conosco agora mesmo!

Me chame no WhatsApp Agora!