Resco Consultoria

Blog

home / blog

Análise e Gestão de Riscos Patrimoniais em Segurança para Condomínios

27/06/2019 / Por fernando / Novidades

Sossego, segurança e tranquilidade, palavras geralmente usadas quando nos referimos a uma das alternativas habitacionais mais procuradas pelas famílias brasileiras, os condomínios residenciais. Visto por muitos como a melhor alternativa para se proteger da violência urbana, a construção de novos condomínios nos últimos anos vem crescendo de forma acelerada, entretanto, com o crescente aumento da violência e as frágeis estruturas de segurança compostas por profissionais sem qualificação, falta de procedimentos, estruturas físicas e eletrônicas projetadas para coibir qualquer tipo de ação criminosa os condomínios passaram a ser alvos marginais. Os dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo apontam aumento de 172% nos roubos e furtos a condomínios na capital paulista entre 2015 e 2016.

Preocupados em manter a segurança e a tranquilidade nos empreendimentos e não se tornarem alvos da criminalidade, síndicos e condôminos buscam as mais diversas soluções, gerando altos custos e baixa resolução dos problemas, devido à falta de conhecimento.

A Análise de Risco Patrimonial, vem em contraponto a este tipo de problema. Traduz o que se tem de melhor em soluções para todo tipo de condomínio, seja ele residencial ou comercial. Consiste num estudo minucioso realizado por profissionais capacitados e treinados, que trabalham diuturnamente dentro do condomínio, analisando a rotina e as vulnerabilidades que o local está sujeito. O Estudo é desenvolvido com método e sem achismo, partindo do problema e trazendo as melhores soluções. Ele é desenvolvido da seguinte forma:

a) Análise do Cenário encontrado, com estudos dos históricos dos riscos, sinistros e da evolução preventiva existente. A identificação das vulnerabilidades do Condomínio traduzidos em indicadores de performance traz a melhora na tomada de decisões e um melhor custo benefício.

b) Análise da Estrutura de Segurança atual. A Condução de forma científica, baseada em dados, diminui a subjetividade, pois parte de fatos concretos e vulnerabilidades realmente existentes, sem achismo.

c) Identificação dos GAPs na estrutura atual de Segurança. O resultado da Análise de Risco classifica os riscos existentes, em Baixo, Moderado, Alto e Severo, facilitando a priorização de ações e decisões.

A melhora significativa na estrutura, contribui na relação entre Empregadores e Colaboradores, que passam a ter suas funções mais definidas e profissionais.

O tratamento dado por profissional capacitado aos Riscos Patrimoniais identificados, é chamado de Gestão de Risco. A Gestão é a aplicação contínua do plano de Ação desenvolvido durante a Análise, onde são desenvolvidos os treinamentos, confecção de normas e procedimentos, desenvolvimento de projetos integrados de segurança (Periféricos Eletrônicos, Barreiras Físicas e Material Humano) e prevenção de perdas, que geram diminuição de custos (com a tomada de decisões precisas e tempestivas) e a diminuição dos Riscos a níveis desejáveis.

A Gestão de Risco contribui ainda com a mudança de cultura de segurança dentro do Condomínio, e em geral tem sua maturidade de três a seis meses, aumentando a sensação de segurança perdida por ações desencontradas e sem objetivos claros.

Não resta dúvida, que a ação de profissionais capacitados e a realização de um estudo minucioso e customizado para cada Condomínio, melhora a vida em comunidade, baixando custos, aumentando a segurança e tratando os riscos de forma eficaz, aumentando realmente a segurança do Condomínio. A RESCO CONSULTORIA traz uma proposta inovadora, e métodos próprios, auxiliando síndicos e condôminos na resolução de todas as necessidades em matéria de segurança, com profissionais capacitados nas mais diversas áreas. Mais importante do que saber fazer é saber como fazer e onde se quer chegar. A base de uma boa Segurança é a estratégia, e trabalhar de forma integrada aos demais itens e processos de segurança.

Me chame no WhatsApp Agora!