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Conheça as principais ações de prevenção de perdas patrimoniais

26/07/2019 / Por redacao / Serviços, Segurança Integrada, Gerenciamento, Risco Patrimonial

 

 

A discussão em torno do tema “prevenção de perdas patrimoniais” é recente no Brasil. Conforme pesquisadores da Universidade de Brasília, o interesse por esse assunto só ganhou força a partir dos anos de 1998, quando, por exemplo, os empresários passaram a estudar as melhores práticas de marcas norte-americanas com o objetivo de influenciar as organizações do país a adotarem soluções visando melhorar seus processos e, assim, prevenir suas perdas.

Dessa época para cá, o assunto viralizou e, hoje, a prevenção de perdas se tornou um objeto indispensável que possibilita que a empresa não só reduza custos, mas também ganhe eficiência e produtividade — o que, no final das contas, pode fazer com que ela lucre.

Mas como trabalhar no sentido de prevenir as perdas patrimoniais?

Se tem dúvida, acompanhe a leitura e conheça as principais ações, mas antes, vamos saber o que é a prevenção de perdas patrimoniais.


O QUE É A PREVENÇÃO DE PERDAS PATRIMONIAIS?

A prevenção de perdas patrimoniais é a atividade que tem por objetivo garantir que a empresa funcione adequadamente, adotando para isso soluções que busquem impedir falhas operacionais ou gerenciais que levem-na a não alcançar as suas metas.

Dito de modo prático, se por exemplo, um produto que a marca comercializa está perto de se vencer, digamos que faltando 30 dias para o prazo final descrito no rótulo, então ela pode trabalhar no sentido de elaborar uma promoção com a finalidade de esvaziar a prateleira e o estoque, mas alertando aos consumidores a respeito do tempo-limite que eles têm para consumir o produto.

É uma atividade que está relacionada à prevenção de perdas patrimoniais, afinal, caso a marca não faça isso, pode te  prejuízo financeiro.

Na verdade, o mais correto seria estudar o giro de produto em um determinado período antes de comprá-lo, assim, pode-se aumentar a chance de que ele fosse comercializado no tempo expectado.


PRINCIPAIS AÇÕES DE PREVENÇÃO DE PERDAS PATRIMONIAIS

As ações de prevenção de perdas patrimoniais estão diretamente relacionadas aos principais riscos pelos quais uma empresa pode passar ao longo de sua existência, como:

Furtos (ações externas e internas);

Quebra de produtos;

Irregularidades no fornecimento do produto;

Erros operacionais;

Baixo giro de mercado.

São como se vê, riscos gerais. Assim, o ideal é que os gestores considerem a realidade da empresa, para dessa maneira, mapear os verdadeiros riscos pelos quais ela pode passar, além dos destacados.

Depois disso, planejam-se ações que podem reduzir os riscos e desse modo, evitar ou amenizar prejuízos.

Algumas das principais ações são:

Estabelecer um departamento ou setor de prevenção de perdas;

Criar indicadores que forneçam os dados que a marca precisa para tomar decisões consistentes nessa área;

Auditar os processos da empresa e acompanhar as suas operações;

Tornar os problemas identificados visíveis para que os envolvidos se conscientizem e assim, junto ao setor de prevenção de perdas, tomem decisões racionais, buscando evitar prejuízos e fazer a marca crescer;

Treinar funcionários com o objetivo de fazer com que eles coloquem em prática o processo de prevenção de perdas patrimoniais.

A prevenção de perdas patrimoniais é atualmente uma solução indispensável para a marca que deseja não apenas funcionar como deveria, ou seja, adequadamente, mas também aproveitar melhor os seus recursos, bem como crescer e se tornar mais competitiva.


Para saber como aplicar essa estratégia em sua empresa, entre em contato conosco!

Contamos com especialistas que podem lhe ajudar nesse processo e assim fazer com que a sua marca siga operando eficientemente.
 

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