Resco Consultoria

Blog

home / blog

Conheça o protocolo de segurança Run, Hide & Fight para situações de risco.

12/07/2019 / Por redacao / Serviços

 

 

Quem busca proteger o patrimônio sabe bem a importância que é contar com treinamentos e soluções de riscos na hora de enfrentar adversidades. Com uma equipe preparada é possível garantir a segurança corporativa, de empresas, usinas, indústrias, e até mesmo de condomínios e escolas.

Nesse sentido, um dos protocolos de segurança que mais tem sido utilizado a nível mundial é o Run, Hide & Fight. A frase em inglês significa correr, esconder e lutar e pode parecer até autoexplicativa, mas, ainda assim, merece ser elucidada.


RUN, HIDE & FIGHT

Tendo sido difundida largamente nos Estados Unidos em ações antiterrorismo, essa técnica consiste em três soluções que não precisam ser aplicadas apenas a pessoas comuns, também devem ser usadas no treinamento de vigilantes.

São elas:


RUN (CORRER): Nesta primeira solução, estar ciente do ambiente em que se encontra e conscientizar-se de, pelo menos, duas saídas próximas são passos fundamentais. Assim, caso haja uma oportunidade de escapar, é preciso ter uma rota de fuga e planejá-la na mente antes de colocar em ação.

Aqui, é importante deixar os pertences para trás e correr sozinho, mantendo as mãos visíveis e, se possível, na cabeça ou acima dela. Apesar desse último detalhe parecer pequeno em uma situação arriscada, ele é extremamente importante para alertar os oficiais de polícia de que aquela pessoa em fuga está com as mãos vazias e não se trata de um dos agressores.


HIDE (ESCONDER): No caso de estar aprisionado em um lugar próximo ao invasor é necessário esconder-se fora do campo de visão do indivíduo. Depois, bloquear a entrada para esse esconderijo, como portas e janelas, pode ser uma forma de evitar que ele o encontre. Por fim, silenciar os celulares também é essencial, uma vez que esse pode realizar algum som que entregue a sua localização.


FIGHT (LUTAR): Esta solução deve ser aplicada apenas em um perigo iminente para a vida da vítima, dados os riscos e as vulnerabilidades que envolvem esta situação. Aqui, caso o agressor o encontre, é importante incapacitá-lo e lutar, assim como a própria palavra já diz. Agredi-lo fisicamente e atingi-lo com objetos pode ser uma distração e uma alternativa eficaz para a sobrevivência. Contudo, vale lembrar, esta etapa deve ser realizada em último caso apenas.


COMO APLICAR EM ORGANIZAÇÕES?

Atualmente, existem consultorias em segurança que são especializadas em treinar equipes para emergências assim. Com um modelo inovador nesse tipo de gestão, na prevenção de perdas patrimoniais e na inteligência empresarial, a Resco Consultoria atende clientes no Brasil e na América do Sul, oferecendo um serviço de qualidade para quem tem interesse em manter a segurança.

Especializada em serviços de investigação empresarial, de fraude e desvios; análise e monitoramento de riscos; auditorias; compliance; due diligence; vigilância patrimonial, com controle de portaria, projetos de CFTV e câmeras; projetos integrados de segurança; e treinamentos, como o Run, Hide & Fight, a Resco Consultoria tem o necessário para agregar valor ao negócio do cliente.


Consulte-nos sobre o treinamento de sua equipe e colaboradores nesse protocolo de segurança e tenha mais segurança e tranquilidade em suas operações e na rotina de sua organização, estamos prontos para atendê-lo – clique aqui.

 

Me chame no WhatsApp Agora!