Resco Consultoria

Blog

home / blog

Descubra como garantir a segurança patrimonial do seu empreendimento

05/07/2019 / Por redacao / Serviços, Segurança Integrada, Risco Patrimonial

 

 

Garantir a segurança patrimonial de um empreendimento é uma tarefa que exige planejamento, inteligência e muito conhecimento técnico para executar corretamente as técnicas que irão proteger a integridade plena da empresa.

Neste texto, você irá compreender de que maneira é possível garantir a segurança patrimonial do seu empreendimento. 

Veja!


AÇÕES DE EXECUÇÃO E PLANEJAMENTO

Quando se trata de segurança patrimonial, há dois principais tipos de ações: execução e planejamento. Haverá um tópico específico para cada uma destas divisões.

A execução trata do cotidiano da segurança patrimonial exatamente nos locais onde ela deve agir. O planejamento das ações, por sua vez, arquiteta e projeta a maneira mais eficaz, rentável e inteligente de se executar as ações de proteção ao patrimônio.


EXECUÇÃO DA SEGURANÇA PATRIMONIAL

São várias as tarefas que podem ser executadas para promover a segurança patrimonial. As mais realizadas nos empreendimentos são: controle de acesso de pessoas, vigilância, CFTV e controle de materiais e acesso de veículos.

    •    Controle de acesso de pessoal: Setor responsável por gerenciar a entrada e saída de pessoas com diferentes funções: funcionários, entregadores, visitantes, prestadores de serviços, moradores, entre outros tipos de indivíduos, a fim de evitar contratempos com pessoas hostis, estranhas ou suspeitas.

    •    Vigilância: pessoal que circula no interior ou nos arredores do empreendimento, que se mantém à disposição para prestar apoio tático em caso de ocorrências ou situações suspeitas.

    •    CFTV: no circuito fechado de TV, os colaboradores acompanham as ações realizadas nas áreas comuns, internas e externas do empreendimento a fim de prevenir ações criminosas, identificar suspeitos ou agir rápido em casos de emergência, como incêndio, entre outros.

    •    Controle de materiais: ações responsáveis por coordenar a circulação de materiais diversos no interior do condomínio. Regula entregas, o descarte de resíduos, os materiais de uso do empreendimento e outros.

    •    Acesso de veículos: portaria responsável pela admissão e controle de veículos de moradores, funcionários, visitantes, serviços e entregas. Identifica veículos suspeitos e age para a prevenção de acidentes.


PLANEJAMENTO DA SEGURANÇA PATRIMONIAL

Por trás de toda ação de segurança patrimonial, deve haver nos bastidores um planejamento estratégico completo das ações a serem executadas, seus resultados, custos, objetivos e características.

Por isso, parte fundamental da segurança patrimonial está no correto planejamento das ações, a fim de agir sempre de maneira preventiva, e não corretiva, exceto em caso de imprevistos.

É preferível, por exemplo, impedir a entrada de uma pessoa suspeita no empreendimento do que ter de controlá-la ou neutralizá-la, uma vez que ela já tenha cometido ações danosas ao patrimônio ou à integridade das pessoas no local.

Além disso, o planejamento age sob o ponto de vista administrativo do empreendimento: faz a gestão de riscos de cada setor, o quanto as ações irão custar ao orçamento, implementando boas práticas para a redução de despesas com o sistema, o controle de staff e o acompanhamento sistemático de todas as ações executadas.

Por trás da segurança patrimonial há ciência, estratégia, pesquisa, expertise e aplicação especializada.


Conheça o nosso trabalho e encontre a solução ideal para seu empreendimento. Entre em contato!

Me chame no WhatsApp Agora!