Resco Consultoria

Blog

home / blog

Descubra porque sua empresa precisa fazer uma análise de riscos

10/09/2019 / Por redacao / Serviços, Gerenciamento, Risco Patrimonial

 

 

Quanto você sabe sobre a realização de uma análise de riscos? Se sua resposta for "não muito", então este artigo é para você!

A análise e gestão de riscos para empresas pode assumir muitas formas. Dependendo do tamanho e da complexidade de uma organização, a análise de riscos receberá níveis variados de recursos e na maioria dos casos, terá um papel crítico para garantir a segurança operacional.

Do ponto de vista de negócios, a análise de riscos requer considerações sérias, a partir de uma perspectiva de conformidade com os regulamentos vigentes, prevenção de problemas e o cumprimento com as responsabilidades com clientes, fornecedores e sociedade.

Muitas empresas têm dificuldades para entender por que precisam fazer uma análise de riscos, mas você vai descobrir no artigo a seguir alguns motivos pelos quais esse tipo de prática é extremamente necessária.

Confira!


POR QUE FAZER UMA AVALIAÇÃO DE RISCO?

A análise de riscos é um estudo técnico que tem o papel de avaliar os riscos potenciais dentro de um ambiente empresarial.

Avaliações diferentes são feitas para setores específicos de uma empresa, como escritórios, TI, fábrica, entre outros, e devem gerar um relatório bem documentado que classifique os riscos e acompanhe os itens de correção.

A estrutura de gerenciamento de risco também oferece uma abordagem metódica para documentar e abordar os riscos mais importantes enfrentados pela sua organização.

Depois que eles são identificados, são classificados e os recursos apropriados são alocados para mitigar esses riscos. A análise de riscos é um recurso essencial para manter o seu negócio em operação e deixar os desastres bem longe de qualquer processo que envolva a sua empresa.


Assim, a análise de riscos responde perguntas como:

• O que pode danificar seus recursos materiais e humanos?

• Quais são os riscos potenciais externos?

• O que causaria mais dano à reputação de seus negócios?


Lembre-se que o sucesso de uma análise de riscos depende da experiência e competência de quem faz essa avaliação. Portanto, faça a melhor escolha na hora de contratar uma empresa para criar um relatório que contemple as especificidades do seu negócio, conte com a Resco!


COMO O RISCO É DEFINIDO?

O risco é definido e quantificado usando a fórmula do impacto multiplicada pela probabilidade.

Tomando o exemplo de um incêndio destruindo seu armazém,  a probabilidade é calculada obtendo-se o número de armazéns destruídos por incêndios em seu setor específico por um determinado período, por exemplo, dez anos.

Isso é multiplicado pelo valor do seu armazém, se ele fosse destruído pelo fogo.

O valor é determinado pelo que o seguro não cobriria e os custos de fazer as coisas voltarem ao normal. Avaliar um valor monetário com probabilidade ajudará a classificar os vários riscos e determinar quais medidas mitigadoras devem ser aplicadas.

Simplificando, os riscos são os que prejudicam os negócios financeiramente e em termos de segurança.

Você precisa priorizar e abordar quais riscos causam mais danos à sua empresa.


COM QUEM FAZER UMA ANÁLISE DE RISCO?

Como vimos até aqui, a análise de riscos avalia problemas potenciais para as operações do seu negócio, o que permite que você se antecipe e reforce os pontos que oferecem riscos.

Isso não apenas economiza dinheiro a médio e longo prazo, mas também permite que a sua empresa se adiante a possíveis complicações regulatórias, trabalhistas e criminais.


Por tudo isso, a sobrevivência e a manutenção da competitividade da sua empresa dependem de uma análise de riscos competente, realizada por uma empresa séria e experiente como a Resco Consultoria, caso contrário, seus negócios estarão expostos a riscos desnecessários.

 

Me chame no WhatsApp Agora!