Resco Consultoria

Blog

home / blog

Entenda a importância de mapear as possibilidades de riscos patrimoniais da sua empresa.

19/07/2019 / Por redacao / Serviços, Risco Patrimonial

 

 

Seja qual for o porte ou a área de atuação de uma empresa, uma das principais preocupações de seus gestores deve ser evitar o aparecimento de problemas que, de alguma forma, venham a prejudicá-la. Numa gestão de qualidade, a empresa deve estar preparada não só para identificar os riscos patrimoniais, como também para contê-los ou contorná-los.


O QUE SÃO RISCOS PATRIMONIAIS?

Chamamos de riscos patrimoniais a possibilidade de ocorrência de eventos que tragam danos ao patrimônio de uma empresa e cause prejuízos a ela. Nesse caso, entendemos como patrimônio da empresa tudo aquilo que é essencial para seu bom funcionamento, como seus recursos financeiros, infraestrutura, informações, equipamentos e funcionários.

As possibilidades de riscos patrimoniais variam de empresa para a empresa, de acordo com as atividades desenvolvidas por cada uma. Os riscos podem ter origem interna ou externa e, geralmente, são ocasionados pela falta de controle dos processos da empresa, sendo divididos em categorias para facilitar sua análise: riscos institucionais, operacionais, naturais, sociais, de desconformidade ou riscos de crime contra o patrimônio.


PORQUE É IMPORTANTE MAPEAR AS POSSIBILIDADES DE RISCOS PATRIMONIAIS DA SUA EMPRESA?

O planejamento organizacional de uma empresa deve incluir, desde o início de sua existência, um procedimento de análise de riscos. Isso porque, a identificação e análise desses riscos permitem que sejam tomadas decisões para prevenir problemas e amenizar danos que não possam ser evitados. Assim, o patrimônio e a integridade da empresa podem ser preservados.


COMO MAPEAR AS POSSIBILIDADES DE RISCOS PATRIMONIAIS?

Dada a importância do mapeamento das possibilidades de riscos patrimoniais, listamos a seguir os principais passos para a realização desse procedimento:

1. Saiba de onde os riscos podem surgir
O primeiro passo é mapear os processos e ações dos diversos setores da empresa, a fim de identificar quais deles apresentam maior probabilidade de riscos. Nesse momento, os funcionários, fornecedores e prestadores de serviço envolvidos com os negócios da organização devem ser observados. Caso alguma falha seja identificada, cabe a direção da empresa tomar as decisões necessárias para eliminá-la.

2. Conheça bem os riscos
Após o mapeamento de todos os setores e ações da empresa e a identificação de possíveis riscos, o próximo passo é enumerar as ameaças e analisá-las minuciosamente, para que todas as possíveis consequências possam ser avaliadas.

3. Tenha um plano de ação
Após identificar os riscos e as possíveis consequências e prejuízos, é hora de criar um plano para minimizar ao máximo as possibilidades desses riscos se tornarem reais e, caso não seja possível impedi-los, programar ações que diminuam os danos causados por eles.

4. Documente toda a análise de risco
Depois de mapear as possibilidades de riscos patrimoniais e chegar a resultados concretos, que devem então ser integrados ao plano de negócios para que as estratégias de controle de riscos sejam documentadas. Manter tudo documentado permite que outras análises possam ser feitas a partir das primeiras, protegendo seus negócios e reduzindo futuros gastos.


Sua empresa já fez uma análise de risco?

Ainda possui dúvidas sobre como realizá-la?


Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

 

Me chame no WhatsApp Agora!