Resco Consultoria

Blog

home / blog

O uso de tecnologias na prevenção de roubos e assaltos às fazendas e propriedades rurais

28/10/2021 / Por redacao / Serviços, Monitoramento, Segurança Integrada, Risco Patrimonial

 

 

Um estudo sobre a criminalidade no campo, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), indica o crescente número de ocorrências de furtos, assaltos e outros crimes que ameaçam a vida de agricultores e de sua família, os bens de produção e suas propriedades. No atual cenário o uso de tecnologias na prevenção de roubos e assaltos a fazendas e propriedades rurais tornou-se ferramenta indispensável.

Segundo o estudo feito pelo CNA, furtos e roubos representam 82% das denúncias feitas ao órgão por meio de formulário online e do aplicativo WhatsApp. Esses números levantam a reflexão sobre a importância da implantação de um projeto integrado de segurança não só contra roubos, mas também contra desvios de insumos e produtos por parte de funcionários e uso indevido dos recursos.

Um projeto de segurança bem estruturado precisa abranger a proteção da matéria-prima, máquinas e equipamentos agrícolas. Os desvios de combustível e insumos, por exemplo, são extremamente prejudiciais ao produtor, mas a ação pode ser imperceptível, caso não haja uma gestão de segurança eficiente na investigação, elaboração de procedimentos e treinamentos, visando a prevenção de perdas.

O estudo realizado pelo CNA acrescenta que as autoridades responsáveis pela promoção da segurança pública não estão devidamente preparadas para prevenir e solucionar crimes rurais. Essa condição reforça a importância do investimento em tecnologias, equipamentos e serviços de empresas privadas para prevenir roubos e assaltos a fazendas e propriedades rurais no Brasil.


SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS CONTRA ROUBOS E FURTOS NO MEIO RURAL


Drones

O equipamento está entre as tecnologias utilizadas para o monitoramento de cargas, insumos, maquinários e animais que precisam percorrer longas distâncias. O dispositivo pode ser controlado pela transportadora ou pelo setor de inteligência da empresa que faz a segurança da propriedade.


RFID- Tecnologia contra o roubo de gado

Crime constante no meio rural, criadores de gado sofrem altos prejuízos com o abigeato. A implantação de chips de radiofrequência (RFID) tem se mostrado uma eficiente estratégia tecnológica para a prevenção e combate ao roubo de gados.

De acordo com o Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC), além de prevenir roubos e furtos de gados, o também chamado “chip boi” auxilia no controle e rastreamento do rebanho, garantindo a qualidade da carne e da exportação.


Fibra ótica

Recente no Brasil, o monitoramento por meio da fibra ótica promete proteger o interior da propriedade rural, identificando todo o tipo de aproximação de veículos e pessoas, permitindo a prevenção de invasões e acionamento de setores de segurança e reforço policial.


Salas de monitoramento

Entre os métodos de segurança que mais ganham adeptos, está a contratação de empresas de segurança patrimonial para realizar essa gestão. A empresa contratada é responsável pela elaboração de estratégias de gestão que se adequam às necessidades de cada fazenda ou empresa rural, incluindo treinamento de vigilantes e instalação de câmeras e alarmes no interior da propriedade.

A contratação de profissionais confiáveis, o gerenciamento de serviços e insumos e a disponibilização de salas de monitoramento também fazem parte da estratégia dessas instituições.

Com a distribuição de câmeras em diversos locais da propriedade, profissionais podem acompanhar as movimentações e acionar a polícia sempre que identificar atividades suspeitas.

 

Entre conosco agora mesmo e conheça nossas soluções em segurança para o agronegócio: clique aqui e fale com nossos especialistas.


Referências:
https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/estudos/cna_diagnostico_criminalidade_no_campo_web_0.13770700%201528338327.pdf
http://www.agronovas.com.br/tecnologia-contra-o-abigeato/

Me chame no WhatsApp Agora!