Resco Consultoria

Blog

home / blog

Os Treinamentos e a mudança de cultura de segurança dentro dos condomínios

15/10/2019 / Por redacao / Novidades, Serviços, Monitoramento, Segurança Integrada

 

 

Há muitos anos, morar em um condomínio fechado era símbolo de segurança para toda a família. Infelizmente, hoje, com o aumento exponencial da violência, nem sempre essa garantia existe. A melhor alternativa é contar com serviços de segurança que visam uma mudança de cultura de segurança dentro dos condomínios, como a segurança patrimonial.

Por conta desse contexto, a contratação de um serviço específico, como por exemplo, alarme e monitoramento, pode ser uma solução consistente para resolver os problemas de violência na região. Mas antes é preciso analisar cuidadosamente o local para saber as necessidades e também educar as pessoas para se adequarem às inovações de segurança.

Saiba mais sobre os treinamentos e a cultura de segurança dentro dos condomínios lendo este artigo!


ERROS COMUNS COMETIDOS PELOS SÍNDICOS DE CONDOMÍNIOS

Na intenção de melhorar e trazer maior tranquilidade à vida dos condôminos, os síndicos muitas vezes cometem alguns erros ao contratar serviços de segurança, sem ter muito conhecimento. Como dissemos, não basta apenas fazer a contração de algum serviço, principalmente se o síndico, no momento da contratação, levar em conta apenas o preço dos serviços.

Ao aliar a falta de planejamento e fazer a contratação de serviços pelos fatores errados - como pensar apenas no âmbito financeiro na escolha da empresa -, muitas vezes compromete-se o bem-estar de todos e o condomínio ainda pode sofrer com problemas financeiros no futuro.

Sabemos que isso não é culpa do síndico, pois nem todos possuem esse conhecimento. Por esse motivo, na hora de entender a melhor medida de segurança, seja em condomínios residenciais ou comerciais, é muito importante tomar decisões que já passaram por análises prévias. Por isso, apresentamos a análise de riscos, que ajudaria a resolver esse problema e pode auxiliar na mudança de cultura dentro dos condomínios. Mas o que é exatamente uma análise de riscos?


O QUE É A ANÁLISE DE RISCOS?

Uma Análise de Riscos Patrimonial nada mais é do que uma análise minuciosa do condomínio e suas necessidades. Por meio de um estudo feito por profissionais capacitados, é possível traçar um perfil com base na rotina e nas vulnerabilidades encontradas no local. Com esse estudo prévio, é possível determinar os serviços de segurança que melhor atendam às demandas dos condôminos.


O QUE O SÍNDICO DEVE FAZER?

Depois de contratar a análise de riscos e optar pelos serviços indicados por ela, é interessante promover uma mudança de cultura dentro do local, por meio de reuniões entre os condôminos, tornando os moradores mais cientes do funcionamento dos equipamentos contratados, bem como maior conhecimento de suas ações.

Assim, será possível cultivar um local mais seguro, com a garantia de que as demandas serão supridas. Em razão disso, podemos entender que as ações de segurança devem ser acompanhadas de profissionais, ainda na decisão das melhores alternativas para assegurar que todos estejam devidamente protegidos das ameaças externas ao condomínio.

Muito além de serviços de segurança, a análise de riscos e a mudança de cultura promovem mudanças não apenas na estrutura física, como também acrescentam conhecimento a todos os envolvidos no espaço. Dessa forma, o síndico pode tomar as decisões, sabendo que não cometerá erros nem comprometerá o condomínio. 


Para assessoria completa em segurança para condomínios, conte com a Resco.

 

Me chame no WhatsApp Agora!