Resco Consultoria

Blog

home / blog

Palestra: A importância da integração de segurança eletrônica em condomínios

16/10/2019 / Por redacao / Eventos

No dia 14 de março de 2019 a Resco Consultoria participou do evento “Soluções de Segurança para Condomínios” em Ribeirão Preto com a presença e palestra de Márcio Rachkorsky. Nesta noite, Leonardo Santos, sócio proprietário da RESCO CONSULTORIA palestrou sobre o tema “A importância da integração de segurança eletrônica em condomínios”:

 


"_Quando se pensa na solução em segurança para o condomínio, logo pensamos na instalação de sistemas eletrônicos de vigilância. Mas será que é tão simples assim?"

 

A maioria das empresas que vendem e instalam equipamentos, vendem seus produtos e pacotes de serviços sem identificar ou considerar as vulnerabilidades e os riscos existentes na estrutura do cliente, ou seja, realizam uma venda baseada em achismos. Por este motivo, diversos condomínios e empresas investem em equipamentos que muitas vezes não irão mitigar os riscos necessários, havendo desperdício financeiro e a aquisição de um sistema não eficaz.

Para que o condomínio obtenha uma estrutura Integrada de Segurança Patrimonial, é necessário que passe por algumas etapas, sendo elas:
 

1- Análise de Riscos: Deve ser realizado um estudo para identificar quais os riscos e os tipos de soluções necessária para atender os “gaps” de segurança do empreendimento

2- Plano de ação: Elaboração de um plano de ação com todas as sugestões para mitigação dos riscos

3- Entendimento da Análise de Riscos: Capacitação e entendimento por parte do síndico das vulnerabilidades e dos riscos identificados

4- Desenvolvimento do Projeto Integrado de Segurança Eletrônica: elaboração do projeto onde todas as etapas a serem percorridas sejam estabelecidas para o real entendimento e dimensionamento dos custos

5- Homologação de fornecedores: Avaliação de capacidade técnica do integrador que irá praticar a venda e a instalação dos equipamentos, bem como da qualidade da marca e dos equipamentos a serem instalados.

6- Políticas, Normas e Procedimentos: Desenvolver normas e procedimentos para operacionalizar o sistema, com o objetivo de integrar toda a estrutura do empreendimento aos processos de segurança.

7- Capacitação e treinamentos: Capacitação dos tomadores de decisão e colaboradores administrativos e operacionais, contratados e subcontratados para que saibam operar o sistema e o façam de acordo com a Estrutura de Segurança Integrada.

De acordo com os indicadores de performance elaborados pela Resco Consultoria, com base em banco de dados próprio, os maiores motivos pelo qual o cliente contrata a RESCO CONSULTORIA para desenvolver a Análise de Risco, o Plano de Ação e o Memorial Descritivo de Câmeras e Equipamentos de Segurança, são:  insatisfação pós-aquisição , dúvidas antes da aquisição, auditoria em sistemas eletrônicos implantados, sinistros e desenvolvimento de projetos para aquisição.

 


Fonte: Resco Consultoria


É mister ressaltar que os Sistemas Eletrônicos de Vigilância não compreendem a integralidade de uma Estrutura Integrada de Segurança, mas sim fazem parte um conjunto de ações que juntas, formam esta estrutura integrada. São também integrantes importantíssimos desta estrutura uma barreiras físicas, procedimentos, treinamentos dos colaboradores, controle de acesso, etc.

 

 

Portanto, com a elaboração de um Projeto Integrado de Segurança Eletrônica apropriado, o condomínio consegue atingir maior longevidade no sistema instalado, assim como otimizar seus custos, sendo uma aquisição baseada em um estudo que identifica a real necessidade do seu empreendimento.

Não deixe de ver o material postado aqui no nosso blog, assim como de assistir a nossa palestra que também está disponível em nossas mídias sociais. Para qualquer dúvida ou caso precise de nossos serviços, entre em contato, estaremos ansiosos para atendê-lo.

Veja o álbum de fotos completo deste evento CLICANDO AQUI.

Você também pode fazer o download do material da palestra neste link.

Ou assista o vídeo da paletra na íntegra:
 

 

Descanse enquanto cuidamos de tudo para você!

Resco Consultoria Empresarial

Me chame no WhatsApp Agora!