Resco Consultoria

Blog

home / blog

Segurança Integrada nas Escolas

12/05/2023 / Por redacao / Novidades, Serviços

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, em parceria com o Ministério da Educação e a Organização dos Estados Interamericanos, em 2016, a violência atinge boa parte das escolas brasileiras. Só em relação às públicas, são 42% das escolas afetadas.

O estudo considerou a violência física e verbal, tanto ocasionada por fatores externos (assalto, homicídio, etc.) à escola como internos (preconceito, ameaça, xingamento, etc.), a partir da relação entre alunos e entre estes e professores.

Diante dessa realidade, investir na segurança da escola é indispensável para garantir um espaço não só seguro, mas de respeito e de boa convivência, uma solução nesse sentido que pode ser adotada é a Segurança Escolar Integrada.


Insegurança dentro e fora da escola

Como descrito, hoje, os pais dos alunos e os próprios alunos não se sentem seguros dentro e fora da escola, pelo motivo destacado anteriormente: a criminalidade e violência não param de crescer.

Uma das principais consequências disso é a evasão escolar, fenômeno que marca a saída em massa de jovens do sistema de ensino educacional brasileiro. Um estudo realizado pelo movimento Todos Pela Educação apontou que, em 2017, houve uma evasão de 15%. Dado que revela que as escolas ainda têm tratado a segurança não como uma prioridade, mas como uma opção.

Tanto isso é verdade que com frequência vemos nos noticiários cenas de horrores nas escolas brasileiras, exemplos disso foram os casos de Realengo (2011) e Suzano (2019). No primeiro, um homem de 23 anos entrou em uma escola em Realengo e atirou contra 11 crianças, sendo que 10 morreram e uma ficou ferida. No segundo, dois adolescentes armados entraram em uma escola pública em Suzano e tiraram a vida de 8 pessoas, estando entre as vítimas estudantes e funcionários da instituição. Em ambos os casos, os atiradores cometeram suicídio.

De acordo com autoridades públicas, desde 2002, ao menos 9 escolas brasileiras sofreram atentados, tanto por parte de alunos como de ex-alunos. Vale ressaltar que a violência escolar é um problema de ordem global. Segundo Rejane Dias, deputada federal pelo Piauí, nos Estados Unidos, mais de 660 ataques a escolas foram registrados desde 2002.


Segurança Integrada nas Escolas

A segurança integrada nas escolas se apresenta, nesse contexto, como uma solução fundamental que pode amenizar a problemática da insegurança escolar.

Ela tem como foco não só promover a segurança interna da escola, mas também a segurança das áreas do entorno, como ruas e áreas consideradas vulneráveis à criminalidade e violência.

O sistema é muito eficiente e colocado em prática proporciona um aumento da segurança que proporciona um ambiente seguro dentro e fora da escola.

Dentro desta estrutura de segurança integrada, também se faz necessário a realização de treinamentos com os gestores, colaboradores, professores e alunos das escolas a fim de que saibam agir em situações de riscos. Estes treinamentos são baseados no protocolo de segurança americano run (corra), hide (esconda-se),  fight (lute), que oferece diretrizes de segurança para ocorrências  que envolvam atiradores ativos, ou seja, atiradores dispostos a causar mortes e danos ao máximo de pessoas possíveis. 

Todos ganham com isso: a escola, que fica mais segura; os pais, que ficam mais tranquilos estando os seus filhos na escola; e a sociedade, que passa a contar com pessoas alfabetizadas, capazes de colaborar para o desenvolvimento econômico do país.

Contar com a segurança integrada nas escolas torna não só a sua mais segura, mas também pode destacá-la no mercado frente a outras instituições.


Gostaria de aplicar essa solução em sua instituição de ensino?


Fale com um de nossos especialistas clicando aqui!

Pense na segurança escolar como uma forma de garantir um espaço melhor e mais seguro para todos.

Me chame no WhatsApp Agora!